Por que estudar matemática?


    Todos nós passamos a maior parte dos dias com nossos celulares por perto, e todos eles tem uma calculadora que é capaz de resolver problemas simples como adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada, porcentagens, e isso sem falar que temos vários sites que nos fornecem calculadoras até de coisas mais complexas como derivadas e integrais. Então você deve se perguntar, por que estudar matemática?

    Ao contrário do que muita gente pensa, o ensino da matemática não é importante apenas para pessoas que trabalham com programação, finanças, engenharia ou alguma outra profissão em que precisem entender muito de matemática ou usa-la em boa parte do tempo, e eu posso te dar alguns motivos ao longo deste texto.

    



    O grande motivo para a maioria das pessoas não acharem necessário estudar matemática é por que elas acham a matemática chata e acham que nunca vão precisar dela para nada na vida. E tem também quem sabe que precisa dela mas acha muito difícil de entender. 

    Até por que, um belo dia a gente acorda, se arruma e vai pra aula quando de repente percebe que a professora que escrevia aquele bom e velho "2+2=4" agora deu lugar a um professor que escreve coisas do tipo "f(x) = ax²+bx+c", e é ai que a gente se pergunta "cadê os números? e agora?".

    Na maioria das vezes nós não somos preparados com o processo correto de aprendizagem da matemática e por isso não sabemos para onde correr quando encontramos uma função como a que foi mostrada acima. Existe um processo que tem que ser respeitado, pois se pular alguma etapa pode ser que você não entenda o próximo degrau do aprendizado de matemática. 

    Mas a questão desta postagem é que nem sempre que encontramos a matemática, ela está em formas difíceis de entender, as vezes nós usamos ela e nem mesmo percebemos, aproveitamos os benefícios de ter aprendido a matemática na infância e as vezes nem nos damos conta disso.

    Vou tentar te mostrar alguns benefícios da matemática mesmo se você não estiver pensando em nenhuma carreira que envolva os cálculos.

Estimula o cérebro

    Quando você se dedica a aprender alguma coisa, várias regiões do cérebro são estimuladas e trabalham juntas para ajudar no aprendizado. Na matemática não é diferente, quando nos dedicamos a aprender conceitos ou resolver problemas matemáticos, várias conexões neurais são estimuladas, ajudando a aprender a reconhecer padrões, ter uma noção espacial, imaginar e deduzir formas de resolução de problemas e muitas outras coisas. 

Desenvolve a capacidade de analisar e resolver problemas do dia a dia

    Por mais que você não trabalhe com cálculos, existem situações que exigem um certo raciocínio lógico e algumas vezes até fazer um pouco de contas, afinal, não adianta ter uma calculadora e não entender o que precisa ser feito para solucionar o problema.

    Por exemplo, é por causa da álgebra que você sabe o preço de um sapato com 20% de desconto. E é por causa da matemática que você consegue comparar se vale mais a pena comprar na loja com desconto ou pedir pela internet mesmo pagando o frete.

Planejamento pessoal

    Esta é uma área em que a matemática pode ajudar muito, quem nunca fez muitos cálculos para saber quanto tempo ainda tem para aquele prazo para entregar um trabalho, quantos dias você vai descansar até o dia da entrega, quantas horas em média você vai gastar fazendo o trabalho, e por ai vai. E o pior é que as vezes nem adianta calcular, por que o bendito trabalho sempre fica pra ser feito no último dia.

   

 Ou aquele planejamento financeiro que você tem de juntar um pouco de dinheiro todos os meses pra comprar uma moto, ou carro, é a matemática que você usa pra saber em quanto tempo você vai conseguir.

    Ou quando você está no fim do dia de trabalho antes da folga e calcula quantos minutos faltam para chegar o horário de ir pra casa.

    Ou quando você perde o ônibus e precisa avisar seu chefe que vai atrasar alguns minutos, tem que calcular quanto tempo leva para passar o outro ônibus, quanto tempo ele vai levar para fazer o trajeto no engarrafamento, quanto tempo você leva para andar algumas quadras até chegar no trabalho. 


    Enfim, quando se trata de planejamento pessoal, todos nós precisamos usar a matemática todos os dias nas mais diversas situações.

Aprender a trabalhar com o abstrato

    A matemática nos permite trabalhar com símbolos que representam alguns conceitos e que nos ajudam a entender as operações sem ter que usar objetos físicos para isso.

    Um exemplo é a álgebra que nos permite saber trabalhar com símbolos que representam números desconhecidos(o famoso "x" da questão). Onde esse símbolo, chamado de incógnita, pode assumir qualquer valor dependendo da questão.

Aumenta a criatividade

    Pelo fato de o mesmo problema matemático permitir várias formas diferentes de chegar a uma mesma resposta, a criatividade deve ser encorajada pelo professor em sala de aula, pois o aluno pode interpretar o problema de uma forma que para ele se torna mais simples, modelando situações do cotidiano para facilitar o entendimento.

Ajuda a entender outras disciplinas

    Todos sabemos que a matemática é fundamental para o entendimento de algumas disciplinas como química e física. Mas ela também pode estar presente na criatividade artística, a geometria é fundamental na arte para a criação de formas, perspectivas e proporções por exemplo.

Dinheiro

    Quando pegamos um ônibus e sabemos quando temos que esperar o troco, quando vamos no mercado com o dinheiro contado e temos que escolher os itens de acordo com a necessidade e a quantidade de dinheiro que temos. E em várias outras situações que envolvem finanças do dia a dia. 

E agora?

    Agora que eu citei todos esses motivos, você já acredita que o estudo da matemática é importante por mais que você não precise trabalhar com os cálculos?

Herben Oliveira

Sou estudante do curso superior de tecnologia em Inteligência Artificial na UNIFAEL e de licenciatura em Matemática na UNISA.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem