Projeto de Dashboard Interativo no Power BI para um E-Commerce de Livros

Descrição do Projeto

    Este projeto é resultado do meu entusiasmo pela análise de dados, combinado com o conhecimento adquirido no curso "Dashboard com Power BI: Visualizando dados" na plataforma Alura, com orientação da instrutora Ana DuarteO objetivo deste projeto é criar um dashboard interativo no Power BI para otimizar as operações de um e-commerce de livros fictício. 

Desafio

    O desafio na criação de um dashboard é transformar dados brutos em insights. Neste caso, a ideia é criar um painel que oferecesse uma visão clara e abrangente das vendas, do perfil dos clientes e das informações do e-commerce.

Resultados

    A implementação deste dashboard interativo pode resultar em melhorias significativas nas operações de um negócio. Os benefícios incluem:

  • Tomada de decisões mais informadas com base nos dados;
  • Identificação de tendências de vendas que podem ajudar nas estratégias de marketing;
  • Melhoria na segmentação de clientes baseada em informações demográficas;
  • Aumento da eficiência operacional.

Aprendizados

    Este projeto mostra como uma visualização eficaz dos dados pode influenciar as decisões estratégicas de uma empresa de vendas e ajudar na agilidade nas tomadas de decisão.

Conclusão

    Ao concluir este projeto pude aprender mais sobre análise de dados e explorei diversas ferramentas no Power BI, que possibilitam a transformações de informações brutas em recursos acessíveis para tomadas de decisões. Durante esse projeto encontrei alguns desafios que me permitiram aprimorar habilidades e usar a criatividade para encontrar boas soluções. Estou muito animado para continuar aprendendo e explorando novas oportunidades de analisar dados e aplicar essas habilidades em projetos futuros. Tenho como objetivo me tornar um Analista de Dados, e estou muito animado para ver como a análise de dados irá moldar meu crescimento profissional.  

Dashboard

    Fique a vontade para interagir com o dashboard e explorar os dados deste e-commerce da maneira que quiser. Você pode usar os filtros e trocar de abas ao clicar nas abas "E-commerce", "Vendas" e "Clientes" no dashboard. 

    Aba de relatório de Vendas: Esta aba mostra alguns gráfico interativos que destacam a soma de vendas por semana, metas, disponibiliza alguns filtros de semanas para análises mais detalhadas das tendências das vendas.

    Aba Clientes: Nesta aba, temos alguns dados que traçam o perfil dos clientes, como a média da idade, profissão mais frequente, permitindo um entendimento melhor do público alvo.

    Aba E-Commerce: A última aba oferece uma visão das estatísticas do e-commerce de forma geral, incluindo número de assinaturas ativas, média de acessos, pesquisas de livros e filtros de cidades para facilitar a análise, além de ter um mapa interativo que mostra as cidades que mais compram.

Herben Oliveira

Sou estudante do curso superior de tecnologia em Inteligência Artificial na UNIFAEL e de licenciatura em Matemática na UNISA.

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