Dashboard interativo do Pet Shop da Shisha

Explorando dados com Power BI

    Seja bem vindo(a) a uma experiência de análise de dados!

    Este é um projeto com dados fictícios de um Pet shop também fictício, apenas para fins de aprendizado e para demonstrar um pouco do que se pode ser feito com essa ferramenta bem interessante que é o Power BI.

Apresentando o projeto

    Neste projeto, temos um pet shop localizado no bairro do Paar, em Belém do Pará. Através de dados que seriam fornecidos em um cadastro no momento da compra de cada cliente, podemos mergulhar nesses dados e explorar como cada dado pode nos ajudar a ter ideias novas.

    Entre estes dados fictícios, temos uma tabela que retrata o cadastro dos clientes, informações como gênero, estado civil e algumas outras informações relevantes. A cada compra realizada, mais informações são geradas, incluindo detalhes sobre os produtos e quantidades. E por fim, o catálogo de produtos também é uma das tabelas importantes que temos para trabalhar estes dados. 

Explorando os dados

    Você pode até pensar que isso não passa de um monte de informação, mas é aí que começa a mágica da análise de dados. Um dashboard interativo é capaz de entregar essas informações de maneira atraente e de forma que sejam facilmente compreendidas. Utilizando vários gráficos, filtros e tabelas que tornam a exploração muito mais ampla e intuitiva.

    Aproveite a barra temporal para filtrar informações apenas de um período específico, é possível entender quais produtos foram mais comprados em um certo período. Selecione bairros específicos para ver como as compras variam entre eles. Ou você pode usar a barra de pesquisa para pesquisar produtos específicos ou apenas clique nas imagens dos produtos. 

Possibilidades de insights

    Ao observarmos algumas coisas no dashboard, podemos tirar algumas ideias que ajudem o negócio a lucrar mais.

    Por Exemplo, na exploração de dados podemos ver que tem muito mais mulheres comprando no pet shop do que homens, quando percebemos este padrão, entendemos que não se trata apenas de um comportamento dos clientes, mas também de uma possibilidade de crescimento significante para a empresa. 

    Ao entender esse desequilíbrio entre os gêneros nas compras, mostra que é interessante pensar em uma estratégia futura para tentar captar mais homens e expandir o alcance e aumentar os ganhos. 

    Existem vários outros insights possíveis, o importante aqui é entender que um dashboard não é apenas um monte de gráficos e filtros, é uma ferramenta muito boa para conhecer novas possibilidades, entender padrões, e até mesmo corrigir falhas. 

Sinta-se à vontade

     Role para baixo e aproveite o dashboard interativo. Escolha os filtros, descubra os padrões e aproveite a jornada de exploração. Agora permita que os dados contem suas próprias histórias.


Herben Oliveira

Sou estudante do curso superior de tecnologia em Inteligência Artificial na UNIFAEL e de licenciatura em Matemática na UNISA.

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