Entenda o que é Banco de Dados


    Quando você usa redes sociais como o Twitter, Instagram, Facebook, entre outras, todas elas guardam nossas fotos, senhas e postagens em algum lugar, certo? E quando você pesquisa alguma coisa no Google que ele manda pra você várias páginas que falam sobre o que você está pesquisando, sabe onde isso tudo está armazenado? 

    Se você pensou em banco de dados você está correto. Banco de dados são sistemas que armazenam dados de forma organizada para que esses dados possam ser gerenciados por uma ou várias pessoas, melhorando assim a eficiência quando se trata de armazenamento de dados.

    No meio dos negócios não é diferente, uma quantidade imensa de dados está guardada nos bancos de dados das empresas e a cada dia essa quantidade de dados aumenta, e essas empresas precisam de pessoas que saibam administrar esses dados por que são informações importantes para vários tipos de profissionais, pois podem ter informações sobre transações, estoque, registro de funcionários e de clientes, feedbacks dos clientes, entre outros.

Por que usar banco de dados?

    Os bancos de dados são ótimos para resolver problemas de gerenciamento das informações, como a segurança de acesso(ele possibilita que o gerenciador do banco compartilhe as informações apenas com quem ele quer e  também saber quais as modificações que cada pessoa fez no banco de dados), impede que sejam feitos cadastros com informações duplicadas ou incorretas, isso faz com que as informações se mantenham integras.

    Outra vantagem é a escalabilidade , o que significa que você pode trabalhar com volumes bem grandes de informações sem ter problemas de performance e nem de manipulação dos dados. Você pode trabalhar com milhares de linhas em um banco de dados e ter uma performance bem parecida com a trabalhada em poucas linhas. E isso não é possível com programas como Excel, por exemplo.

    E isso sem falar que é possível que várias pessoas trabalhem com os mesmo dados ao mesmo tempo. Isso por causa do SGBD(Sistema gerenciador de banco de dados). Ele é um software possibilita a criação e o gerenciamento dos dados que são armazenados nos bancos de dados.

                        



Qual é o melhor SGBD?

    Não existe um SGBD que seja o melhor para todos os projetos, cada um tem suas próprias características e devem ser escolhidos de acordo com as necessidades que o projeto apresenta. Alguns deles são de código aberto e outros não(o que significa que alguns podem ser distribuídos livremente e outros precisam de uma licença para para serem usados). Temos como exemplos o MySQL, MongoDB, SQL Server, PostgreSQL, e vários outros.

Tipos de bancos de dados

Relacionais

    Esse modelo organiza os dados em linhas e colunas e permite a definição dos relacionamentos entre as tabelas usando chaves primárias e estrangeiras. Este modelo é muito usado nos setores financeiros por exemplo, principalmente por serem muito eficientes em manter a integridade e consistência dos dados e suportar operações financeiras críticas.  Exemplo: MySQL.

Não relacionais ou NoSQL

    Esse modelo tem mais flexibilidade e escalabilidade para armazenar dados não estruturados sem precisar descrever a estrutura das tabelas de forma tão rígida quanto o Relacional. É muito utilizado em E-Commerce por exemplo, pois a flexibilidade dele permite uma rápida adaptação às mudanças do comercio eletrônico e ao mesmo tempo, lidar com uma quantidade muito grande de dados. Exemplo: MongoDB.

Orientado a Grafos

    Estes foram projetados para lidar com relacionamentos complexos entre os dados. São eficientes para consultas que envolvem análise de rede, por exemplo, redes sociais para analisar conexões entre usuários, conexões como amigos em comum, filmes e séries favoritas, interesses em comum, etc... Exemplo: Neo4j

Em Memória

    São bancos que permitem um acesso mais rápido aos dados, fazendo deles mais eficientes, isso por que este modelo armazena as informações na memória RAM e não no disco. Muito usada em sessões de autenticação por exemplo, pois podem recuperar informações dos usuários de forma mais rápida. Exemplo: Redis.

Colunares

    Este modelo organiza os dados em formato de colunas, e não em linhas como os relacionais. Isso proporciona vantagens como uma compressão mais eficiente, melhor desempenho nas consultas analíticas, pois ele lê apenas as colunas que interessam para a consulta. Além de oferecerem recursos avançados para consultas analíticas, entre outras. São muito utilizados em análise de big data. Exemplo: Google Bigtable.

SQL

    Na próxima postagem, falarei um pouco sobre a linguagem que a maioria dos bancos de dados usa para consulta e manipulação, a Linguagem de Consulta Estruturada(Structured Query Language) ou, como ela é mais conhecida, SQL.


Herben Oliveira

Sou estudante do curso superior de tecnologia em Inteligência Artificial na UNIFAEL e de licenciatura em Matemática na UNISA.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem